Prevenção da dor nas costas: dicas para manter uma coluna saudável
O que você vai encontrar neste artigo:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população do mundo já teve ou terá dor nas costas. Em 2020, somente a dor na lombar atingiu 619 milhões de pessoas e a estimativa é que esse número chegue a 843 milhões em 2050.
A dor nas costas pode ser um problema pontual e passageiro, mas também pode evoluir e se tornar permanente, comprometendo a qualidade de vida. Não é para menos, já que em alguns casos esse sintoma se torna crônico, limitando movimentos e dificultando a realização de atividades básicas.
A boa notícia é que você pode adotar medidas no dia a dia que ajudarão a prevenir dor nas costas, além de minimizar o risco de desenvolvimento de doenças. Aqui, você descobre quais são as mais eficazes e confere dicas sobre o que fazer para evitar esse problema. Acompanhe!
O que pode causar dor nas costas?
Existem várias causas para a dor nas costas e somente um médico especialista poderá analisar o paciente e fazer um diagnóstico preciso. A seguir, listamos algumas das principais causas para que você as conheça:
Lesões musculares e em ligamentos
Pode ocorrer no caso de levantamento de peso repetidamente ou na realização de algum movimento malfeito. Em situações assim, há uma tensão na musculatura e ligamentos, provocando lesões.
Nesse caso, a dor e a limitação dos movimentos tendem a passar ao longo de dias ou poucas semanas. Elas não evoluem, mas sim regridem lentamente conforme o tempo passa.
Hérnia de disco
A hérnia de disco é uma condição em que o núcleo do disco intervertebral “escapa” de seu local de origem, formando uma protuberância que pressiona as raízes nervosas que passam pela coluna.
Essa pressão pode gerar uma inflamação e é justamente aí que surge a dor, que é um dos principais sintomas da hérnia de disco. O paciente também pode ter dormência e fraqueza em membros superiores ou inferiores.
Artrite e artrose
A artrite é uma inflamação que atinge a articulação, provocando dor e rigidez. Pode ocorrer devido ao desgaste de articulações, bem como por infecções ou doenças subjacentes. Além da dor nas costas, o paciente pode ter inchaços e redução da amplitude de movimentos.
A artrose é um tipo de artrite em que há o desgaste das articulações. Ele ocorre de maneira gradual e tende a piorar com o avanço da idade. É muito comum nas costas, especialmente na lombar, mas também pode ocorrer em mãos, joelhos e pescoço.
Espondilite anquilosante
É um tipo de artrite inflamatória que acomete a coluna, gerando sintomas como a dor e a redução da flexibilidade, com o paciente adotando uma postura curvada para frente.
Vale reforçar que essas são as causas mais comuns, mas há outras. Além disso, tenha em mente que a dor nas costas é um sintoma! Ela indica que pode haver algum problema como uma lesão ou doença. Apenas um médico especialista é capaz de realizar um diagnóstico preciso.
-
Quais são os possíveis tratamentos para dor nas costas?
O tratamento é sempre voltado a eliminar a causa do sintoma. Portanto, o primeiro passo é o diagnóstico correto do caso e então o médico especialista indica a melhor abordagem.
De modo geral, a abordagem inicial tende a ser conservadora, o que envolve o uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios. O médico também pode indicar a realização de sessões de fisioterapia.
Caso o paciente não tenha uma boa resposta ao tratamento conservador, ou seja, não tenha melhora alguma e o caso avance, o médico pode indicar a cirurgia para coluna.
Há duas opções: a cirurgia convencional ou por técnicas minimamente invasivas, que não exigem intervenções extensas e apresentam menor risco de complicação.
Também se destacam pela rápida recuperação no pós-operatório, com menos dor. O procedimento minimamente invasivo exige um menor tempo de internação, com alta no mesmo dia da cirurgia. Tudo isso com um resultado semelhante ou superior ao da cirurgia convencional.
Como prevenir a dor nas costas?
Afinal, como prevenir dores nas costas? Isso é realmente possível? Sim, existe essa possibilidade se adotar cuidados específicos no dia a dia. A seguir, apresentamos os mais eficientes. Confira quais são:
1. Evite a má postura
Manter uma má postura pode causar dor nas costas, bem como provocar doenças na coluna. E como é uma postura correta? Depende da posição em que você está, se em pé, sentado ou deitado.
Mas, de maneira geral, recomenda-se que as costas estejam retas, com os ombros para trás ao caminhar. Se estiver sentado, os glúteos devem encostar na parte traseira do sofá ou cadeira. Os joelhos precisam estar num ângulo de 90º, com os pés apoiados no chão.
2. Tenha cuidado ao levantar peso
Ao levantar peso, é comum fazer movimentos errados, provocando dor nas costas. No entanto, dá para evitar isso mantendo os pés firmes no chão e as costas retas, sem flexionar a coluna para frente. Coloque força e peso nas pernas e não nas costas.
3. Evite ficar muito tempo na mesma posição
Ao permanecer muito tempo na mesma posição, há o risco de sobrecarregar a coluna e causar dor. Por isso, durante o trabalho ou estudos faça pequenas pausas, alongamentos e mude de posição.
4. Mantenha-se num peso saudável
O excesso de peso pode provocar o desgaste de discos intervertebrais, bem como outros problemas em ligamentos e lombar. Daí a importância de sempre se manter em um peso saudável, minimizando o risco de ter dor nas costas e outros problemas de saúde.
5. Faça mais exercícios
Os exercícios são poderosos aliados para prevenção de dor nas costas, sobretudo os de fortalecimento da musculatura. Eles protegem as costas e coluna, evitando problemas que podem provocar dor.
O alongamento para dor nas costas também é uma alternativa, pois aumenta a amplitude de movimentos e, caso tenha o sintoma, é possível aliviá-lo. Inclusive, você pode fazer alongamentos durante o dia, quando permanecer muito tempo numa mesma posição.
Seguindo essas dicas é possível prevenir a dor nas costas! Se mesmo assim enfrentar esse problema, consulte um médico se o sintoma piorar ou não passar.
* As informações aqui prestadas não dispensam diagnóstico médico por meio de consulta.
Referências:
Organização Mundial da Saúde alerta que 80% da população já teve ou terá dor na coluna
Low back pain
Compartilhe:
Você também pode se interessar: