O que pode ser a dor que sentimos no final da coluna e como tratá-la?
Está sentindo dor no final da coluna e não sabe o que é isso? A dor é um sintoma e não uma doença. Portanto, indica que algo não vai bem e, dependendo do caso, precisa de tratamento.
Hoje, exploramos o que pode ser a dor no final da coluna e quais são as principais alternativas de tratamento e alívio do sintoma. Acompanhe e saiba como proceder para acabar com esse problema.

Dor no final da coluna: o que pode ser?
A dor no final da coluna pode ter diversas causas, como má postura prolongada e condições médicas mais sérias como inflamações. A seguir, apresentamos as mais comuns:
1. Problemas posturais
Sentar-se ou ficar em pé numa postura inadequada por longos períodos pode sobrecarregar a região lombar (final da coluna). Com isso, surge a dor nas costas, que pode variar de níveis.
Outros problemas de postura podem provocar a dor, como a escoliose ou lordose acentuada. Em casos assim, a coluna apresenta curvaturas anormais e distribuição desigual de peso, causando a dor.
2. Condições que acometem a coluna vertebral
O grupo de condições que acometem a coluna vertebral é extenso, mas existem algumas que se destacam. A mais comum é a hérnia de disco, que pode comprimir nervos e provocar dor na coluna cervical e lombar, dependendo do local de incidência.
O sintoma também pode ser provocado pela degeneração discal, estenose, espondilolistese e artrose. Para saber se você tem alguma dessas condições, é importante consultar um neurocirurgião ou ortopedista, especializado em coluna. O profissional analisará sintomas associados e pedirá exames para um diagnóstico mais preciso.
3. Problemas em ligamentos ou musculares
Os problemas mais comuns são distensões e contraturas musculares, que ocorrem quando os músculos ou ligamentos da região (final da coluna) são esticados ou rompidos.
As distensões e contraturas musculares normalmente são resultados de movimentos bruscos, levantamento de peso de forma inadequada ou esforço repetitivo.
4. Coccidínia
A coccidínia é uma inflamação do cóccix, osso localizado na base da coluna vertebral. A condição causa dor intensa, pois a região tende a ser mais sensível e importante para o equilíbrio ao se sentar ou se levantar.
Os sintomas da coccidínia variam de acordo com o caso, mas normalmente incluem dor no cóccix, sensibilidade e inchaço na região, comprometendo a qualidade de vida do paciente.
5. Doenças inflamatórias ou autoimunes
Há duas principais: a espondilite anquilosante e a artrite reumatoide. A primeira é uma doença inflamatória crônica que afeta a coluna, causando dor e rigidez. Já a artrite reumatoide acomete as articulações da coluna, provocando inflamação e dor.
Leia Também:
>>>> Quais são as principais doenças relacionadas à dor na coluna?
Quando procurar um médico?
A dor no final da coluna é um problema comum, mas nem sempre é motivo para procurar um médico. Então, como saber que chegou o momento de buscar um profissional? O corpo dá sinais que devem ser considerados, como os indicados abaixo:
- Dor que se intensifica ou se mantém após duas semanas. O sintoma não regride;
- Sintomas associados, como febre e calafrio;
- Formigamento nas pernas ou sensação de queimação;
- Dor que se irradia para outras partes do corpo, como as pernas;
- Perda de força, tendo dificuldade para realizar tarefas básicas.
Como aliviar a dor no final da coluna
Sabia que há medidas simples de serem adotadas que podem fazer a diferença, aliviando a dor nas costas? A seguir, apresentamos as principais:
Alongue-se
O alongamento reduz a tensão nas costas e melhora a flexibilidade, o que acaba aliviando a dor. Procure se alongar durante o dia, principalmente se ficar muito tempo numa posição só.
Corrija a postura
Identificou que sua postura está errada? Então, corrija-a. Isso ajuda a aliviar e prevenir dores, seja ao se sentar, ficar em pé ou se deitar, garantindo mais conforto.
Faça massagens e técnicas de relaxamento
A massagem leve pode relaxar músculos tensionados, enquanto técnicas de relaxamento minimizam o estresse, que pode piorar a dor na coluna. Aposte em práticas como meditação e yoga.
Como tratar a dor no final da coluna?
Considerando que a dor não é uma doença, mas um sintoma, o passo inicial para estabelecer o tratamento é identificar o que está causando esse sintoma. Ao eliminar a causa, elimina-se também a dor.
É por isso que não é possível estabelecer um tratamento único que se aplica a todos os casos. Primeiro, o paciente deve passar por avaliação de um médico para dor na coluna, para um diagnóstico preciso.
A partir do diagnóstico, o médico apresenta a melhor alternativa de tratamento. Geralmente, inicia-se com um tratamento conservador, que consiste no uso de medicamentos e sessões de fisioterapia.
Caso não haja solução com o tratamento conservador, o médico pode indicar o tratamento cirúrgico. Nesse caso, há uma alternativa segura e com pós tranquilo, as técnicas minimamente invasivas, como a rizotomia por radiofrequência.
Os procedimentos menos invasivos ajudam a tratar dores persistentes sem necessidade de tratamentos agressivos ou longos períodos de recuperação.
O melhor? Você pode realizá-los gratuitamente pelo plano de saúde, com o suporte da NeuroSafe até conseguir a autorização. Entre em contato para saber como podemos te ajudar!
Leia Também
>>>> Dor nas costas: 7 Respostas descomplicadas para as perguntas mais frequentes
>>>> Procedimentos minimamente invasivos para fraturas na coluna