Skip to content

Dicas para aliviar dor na lombar

imagem de hoem sentado no sofá, com a mão na lombar sentindo muita dor

O que você vai encontrar neste artigo:

Quando se fala em dor nas costas, uma costuma se destacar: a dor na lombar. Ela pode ser desde leve à forte, dificultando a realização de movimentos. Em alguns casos, pode ser incapacitante.

Está passando por esse problema? Então, saiba que existem dicas que ajudam a aliviar a dor na lombar. Aqui, você descobre um pouco mais sobre essa condição e confere formas de amenizá-la. Acompanhe!

O que é dor na lombar?

Trata-se de uma dor que acomete a parte inferior da coluna vertebral. Esse problema também é chamado de lombalgia e pode atingir homens e mulheres de quaisquer idades, embora seja comum em idosos.

A lombalgia é classificada de acordo com o período que o paciente sente dor. Ela pode ser uma lombalgia aguda, que tem curta duração. Na prática, ela não é uma dor regular e contínua.

Outra é a lombalgia crônica, que se caracteriza por ser frequente e contínua, durando mais de três meses. É a dor que mais prejudica a qualidade de vida, chegando a ser incapacitante em alguns casos.

O que pode causar dor na lombar?

A lombalgia pode ter diversas causas, portanto, o motivo da dor varia entre os pacientes. Geralmente, esse problema é provocado por:

Saiba como se livras das dores nas costas de uma vez por todas

Realização de exercícios de forma errada

Quando a atividade física é feita de forma errada, há um grande risco de sobrecarregar a lombar. Se isso acontece, a dor é um dos principais sintomas que a pessoa sente.

Sedentarismo

A falta de exercícios regulares contribui para ter dores na lombar. Além disso, colabora para a obesidade, que é um dos fatores que podem intensificar a dor nessa região.

Envelhecimento da coluna

O envelhecimento da coluna também pode levar à dor lombar, devido ao desgaste natural dessa estrutura. Com isso, é possível sentir o sintoma, que pode ou não acontecer de maneira progressiva.

Doenças reumáticas

As doenças reumáticas podem contribuir para que se tenha dores na região lombar. Um exemplo é a artrose, que também é chamada de osteoartrose.

Trata-se de uma doença degenerativa que afeta tecidos que protegem articulações. O desgaste desses tecidos aumenta o atrito entre ossos, provocando a dor.

Má postura

Outra causa comum da dor na região lombar é a má postura, principalmente quando é mantida por muito tempo, por exemplo, ao trabalhar ou estudar.

Ciática

Trata-se de uma inflamação ou pressão no nervo ciático, que é responsável pela sensibilidade e controle de músculos. Ele passa pela região da lombar e vai até as pernas.

Espondilolistese

Ocorre quando há um deslizamento de uma vértebra, comprometendo o alinhamento da coluna. A espondilolistese pode ocorrer em qualquer parte da coluna, porém é mais comum na lombar.

Hérnia de disco lombar

É um dos motivos mais comuns da lombalgia! Trata-se de um tipo de hérnia de disco que atinge a região da lombar. O disco intervertebral perde sua mobilidade e seu conteúdo “vaza”, formando uma protuberância que pressiona os nervos da coluna, provocando uma inflamação e dor. 

Leia também:

>>> Quando a hérnia de disco é grave?

Como aliviar a dor na lombar? Confira dicas

Agora que você já conhece quais são as possíveis causas, chegou o momento de conferir dicas para aliviar dor lombar. A seguir, apresentamos uma lista com algumas opções:

1. Faça exercícios físicos regularmente

A prática de exercícios físicos fortalece os músculos das costas, garantindo a sustentação adequada da coluna. Com isso, é possível minimizar quadros de dor e prevenir o problema em longo prazo. 

Prefira os exercícios de baixo impacto ou contrate um profissional para desenvolver um treino personalizado para você, considerando suas características físicas e objetivos.

2. Alongue-se ao longo do dia

O alongamento permite soltar e fortalecer os músculos que dão sustentação para a coluna. Os alongamentos podem ser feitos ao longo do dia, em pé ou sentado. O importante é realizá-los com cuidado, sem sobrecarregar suas costas.

3. Mantenha-se em um peso saudável

Quando se tem alguns quilos a mais, aumenta-se a força mecânica na coluna, o que pode contribuir para que enfrente a lombalgia. Neste caso, o ideal é emagrecer e se manter em um peso saudável, que não prejudique sua coluna.

4. Fique de olho em sua postura e corrija desvios

Corrigir sua postura ajudará a aliviar a dor na coluna lombar, porque reduz a pressão nessa região. Portanto, fique de olho se não está com a coluna desalinhada e faça a correção sempre que identificar esse problema.

Procure manter a cabeça erguida e ombros para trás quando estiver caminhando ou parado em pé. Por falar nele, seus pés devem ficar totalmente apoiados no chão ao se sentar.

Mantenha-se sempre ereto ao se sentar, com ombros relaxados e costas apoiadas no encosto da cadeira. Caso passe muito tempo sentado por conta do trabalho, levante-se e caminhe um pouco por alguns minutos. E não se esqueça de se alongar durante o dia!
Saiba como ficar livre das dores nas costas

5. Invista em um suporte para a lombar

O suporte para a lombar é um aliado se você passa muito tempo sentado, dando apoio para essa região das costas, de modo a evitar a sobrecarga e aliviar a dor.

Caso não possa comprar um suporte no momento, utilize almofadas pequenas na região lombar. Quando for comprar uma cadeira de escritório, prefira a que já vem com suporte para a lombar.

6. Use bolsa de gel quente ou gelada

A bolsa de gel quente ou gelada também ajuda a aliviar a dor nas costas. A quente relaxa os músculos, amenizando o sintoma. Já a fria é ideal para casos de dor decorrente de uma inflamação. Teste e veja qual temperatura proporciona o alívio da dor.

Dor na lombar: quando procurar um médico?

A dor na lombar pode assustar alguns, sobretudo quando ela ocorre por mais de alguns dias, mas nem toda dor precisa de tratamento médico. Na maioria dos casos, ela some em alguns dias, cerca de duas semanas.

Se isso não acontecer, aí sim você deve procurar um médico. Também se indica a consulta com o profissional quando a dor aumenta ao invés de diminuir ao longo dos dias.

Entre as principais opções de tratamento para dor nas costas, destaque para o uso de medicamentos, fisioterapia e cirurgia por meio de técnica minimamente invasiva.

*Este artigo é apenas de caráter informativo. Sempre consulte um médico de sua confiança!

Leia também:

>>> O que é o procedimento lombar chamado rizotomia?

>>> 4 dicas de exercícios para melhorar a postura

Você também pode se interessar:

Dúvidas? Chame no WhatsApp.